Não sabemos se é pela paixão, pela fama ou, no caso do público masculino, pelas mulheres. Mas determinados carros conseguem, manter-se na lista dos mais desejados, mesmo depois de 46 anos de produção.
Alguns eternizam-se em séries de televisão, outros tornam-se emblemáticos em filmes. O nosso visitado de hoje, foi destaque na revista Car and Driver norte americana, a quem rendemos os créditos pelas fotos e informações. Hoje vamos falar de força bruta. Vamos falar de temperamento selvagem. Vamos falar de Ford Mustang. Mas não é um modelo normal. É um Boss 302.
Sim senhoras e senhores, ele está de volta. O Mustang em sua forma mais sublime. Foram vários Mustang ao longo de sua história, mas o emblemático Boss 302, é o mais polêmico - do ponto de vista das outras montadoras e talvez da polícia rodoviária.
O Boss 302 de agora, foi apresentado pela primeira vez em 2010 no Los Angeles Auto Show, e já foi matéria de várias revistas brasileiras, em agosto daquele ano. O que ficou faltando foi contar para os brasileiros, quais as impressões de quem o dirigiu e talvez, contar um pouco mais da história desta lenda do asfalto.
Uma doce vingança da Ford
Diz a lenda que os mesmos engenheiros que desenvolveram os melhores Mustang, foram os responsáveis pelos melhores Camaro. Se houve qualquer embaraço para a Ford por isso, o Ford Mustang Boss 302 de 1970 foi a melhor resposta que poderia se dar, ao Camaro Z28.
Um executivo de nome Semon "Bunkie" Knudsen, deixou a General Motors em 1968, para ser o novo presidente da Ford. Knudsen, quando era GM, revitalizou a divisão Pontiac, dando mais desempenho aos carros da linha. Para a Ford, ele levou o estilista Larry Shinoda, este, responsável por vários trabalhos na GM, incluindo o Z28, que tirou do Mustang os títulos da corrida TRANS AM, de 1968 e 1969.
Pelas mãos de Shinoda, surgiram os Mach 1, mas os Mustang de 1969 e 1970, foram inspirados no apelido que Shinoda deu a Knudsen: boss ou chefe, em inglês.
Entendendo o monstro
Naquele ano, os Boss 302 devolveram à Ford a coroa que a General Motors retirara, com seu Camaro. As versões de rua nem sempre eram tão rápidas quanto o Boss de corrida, mas eram melhores nas curvas e tinham um motor mais flexível. "O Boss 302 é um tremendo carro para seus fãs", disse a revista Car and Driver. "É o que os Shelby GT 350s e 500s deveriam ter sido".
"Vendo Mustang Boss 302 Laguna Seca, ano 2012"
Nas ruas novamente, o Mustang Boss 2012 foi apresentado na Rolex Historic Races de Laguna Seca. De acordo com a companhia, este é o "mais rápido, mais fácil de dirigir Mustang de linha, oferecido pela Ford". Sem dúvida paga tributo aos Mustangs do passado, com um motor poderoso e pintando com combinações de cores, tão chamativas quanto as do passado.
A versão Laguna Seca é mais despojada, sem alguns confortos, porém com mais rigidez na carroceria e suspensão, e ainda com o kit aerodinâmico, igual ao do 302R.
A edição de março da revista Car and Driver norte americana traz as impressões ao dirigir do novo modelo. Segundo a publicação, o Boss 302 não é tão manso como o modelo base, nem tão ignorante quanto o Shelby 500 GT, mas não faz feio. Na verdade, eles dizem que é, sem dúvida, o melhor Mustang já feito.
Aqui na TV Drive On, você assiste o vídeo do novo Mustang Boss 302
Créditos:
Fotos: Car and Driver Magazine e Publications International Ltda.
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