quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Especial Salão 2012: Fiat Punto T-Jet




Depois de Uno Turbo (1993), Tempra Turbo (1994) e Marea Turbo (1999), em 2008, o Linea trouxe o nome T-Jet na linha Fiat. E Linea e Punto têm pouco em comum em suas propostas (embora sejam filhos da mesma plataforma). O que os une é o motor Fire 1.4 16V Turbo, que estreou no Linea como representante do conceito downsizing, no qual motores compactos conseguem alto rendimento com menor consumo. No Punto, sua missão é oferecer desempenho, como nos motores Turbo de antigamente. Trata-se do mesmo quatro-cilindros de 152 cv de potência. A diferença é que o Punto é mais leve.

O T-Jet foi inspirado no Grande Punto Abarth, feito na Itália. Por fora, os dois têm muito em comum, como para-choque dianteiro (que é diferente do que está presente nos outros Punto), saias laterais, rodas e escapamento com ponteira dupla. Mas o nosso só existe como quatro portas, enquanto o Abarth tem apenas duas. Por dentro, chamam atenção os mostradores de duas escalas, com as mesmas unidades (km/h e rpm), mas valores diferentes (exclusividade da versão nacional), e o visor para a variação de pressão do turbo. No acabamento, a maior novidade em relação ao Abarth está nos bancos. No Punto italiano eles são mais altos e revestidos de camurça e tecido, enquanto no T-Jet são de couro e tecido (com fios prateados).

O motor (que não é flex), com seus 152 cv deixam o Punto com a energia de um menino de 5 anos em um parque de diversões. Seu turbo, compacto e leve, começa a trabalhar cedo: a 2000 rpm, sendo que na marcha-lenta o motor gira a 1000 rpm. Um intercooler resfria o ar que será comprimido em pressões de até 1 bar. Em ação, a força gerada se traduz em acelerações estimulantes e rápidas.

O preço do brinquedo: R$ 59.900....

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